Café... Uma bebida estimulante


O café é uma bebida energética, estimulante e está entre as bebidas preferidas dos brasileiros (o Brasil é o segundo maior consumidor de café) e até mesmo em outros países. Nada mais agradável que sentir o cheirinho de um café fresco, principalmente, pela manhã, onde nosso corpo ainda necessita de energia para enfrentar o dia.

Existem no mercado vários tipos de pó para os mais diversos gostos e que pode virar o café forte, fraco, expresso, cappuccino, quente, frio... e tantos outros, mas uma coisa todos tem em comum, o sabor inconfundível do café.

O café, para muitos, já foi o vilão da saúde, mas hoje passou a ser considerado uma bebida, que se consumida moderadamente, traz grandes benefícios à saúde. A cafeína é um estimulante que age no sistema nervoso central, mantém a atenção, ajuda o humor, auxilia na digestão e ele pode auxiliar também nas dietas já que tem praticamente 0% de calorias e ajuda a diminuir a sensação de fome.

Dentre muitas propriedades do café, temos: cálcio, fósforo, ferro, sódio, vitaminas A, B1, B2, B3, C, magnésio, ácido fólico e além de ser uma fonte de antioxidantes. Ou seja, o café (em dose correta) é uma excelente fonte de saúde para o organismo.


Algumas dicas de saúde com o café: 

  • Como o café é rico em antioxidantes auxilia no fortalecimento da imunidade, ajuda a combater as marcas de expressão na pele e o aparecimento de rugas;
  • Ótimo para combater a dores de cabeça e enxaquecas, isso graças a sua cafeína;   
  • Por agir no sistema nervoso central, o café pode ajudar a combater a depressão;
  • Ajuda a regular o fígado e cálculos biliares na bexiga podem ser reduzidos pela ingestão do café;
  • Ajuda a deter a Doença de Parkinson ou mesmo preveni-la.

E agora, que tal um cafezinho? Uma receita você para aproveitar e saborear o café:

Espumante de café

Ingredientes:
- 1 xícara de café quente;
- ½ xícara de nata;
- ¼ xícara de chocolate meio amargo;
- 2 colheres (sopa) açúcar.

Modo de fazer: Misture o café e a nata, aqueça bem. Coloque no liquidificador, junte os pedaços de chocolate e açúcar. Tampe bem e bata em alta velocidade por 20 segundos.

Pronto! Agora é só servir e deliciar um belo café!

Joselene Peres é adepta de uma vida saudável, gosta de ler, ouvir rock e escreve sobre saúde toda semana aqui no site Não Tão Longe, sendo que este é o seu texto de estreia

Blog pessoal: Entre Aspas... Reticências!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 05/02/2015 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Thanks for your comment